Congelados artesanais para transformar sua rotina!
Loja Moema:
Av. Pavão, 441 • (11) 99133-9104



Como aquecer os pratos congelados

17/08/2021

Primeiro: esteja sempre atento às informações contidas nas embalagens dos pratos e leia sempre os rótulos antes de aquecer!

O prato congelado requer cuidados no aquecimento, pois mesmo sendo mais prático e rápido de aquecer, é necessário sempre verificar o aquecimento durante seu andamento, ok?

Todas as embalagens plásticas usadas pela nossa cozinha “Alimentos Finos/Gelli Gourmet” são adequadas para micro-ondas e livres de BPA. Sendo assim, o aquecimento dos produtos que possuem embalagens para micro-ondas pode ser feito diretamente em suas próprias embalagens. Neste caso, retire a tampa e sobreponha-a para aquecer e não ressecar o produto.

Aqueça o produto no tempo indicado na etiqueta, sendo que o aquecimento poderá variar de acordo com a potência ou temperatura do forno, seja micro-ondas ou elétrico. Mas atenção! As embalagens para micro-ondas não devem ir ao forno elétrico ou à gás e as embalagens para forno elétrico ou à gás não devem ir ao micro-ondas.

Para melhor apresentação dos produtos, recomendamos passar o produto ainda congelado, para um recipiente adequado para cada tipo de forno (micro-ondas, forno convencional, à gás ou elétrico) e descongelá-lo de véspera na geladeira para diminuir o tempo de aquecimento. Se possível descongele o produto de véspera na geladeira por em média 12 horas antes do evento. Aqueça o produto no tempo indicado na etiqueta.

Quando aquecido em forno convencional ou elétrico, cubra o recipiente com papel alumínio para não ressecar o molho do prato e sempre use temperatura entre 160 a 180°C.

Importante:

  • Aqueça o produto sempre no menor tempo indicado na etiqueta, se necessário aqueça por mais tempo.
  • Embalagens de alumínio não devem ser colocadas em micro-ondas. Neste-caso, deve-se sempre retirar o produto da embalagem.
  • Após o aquecimento no micro-ondas cuidado com o vapor que pode se formar.
  • Uma vez descongelado, não recongele o produto.

Outra dica Importante:

Pratos Empanados (Filé de Pescada à Dorê, Filé de Frango à Milanesa, etc), Empanadas, Panquecas, Tortas, Quiches, Salgadinhos e Pratos com batata palha (Bacalhau Gratinado) ficam melhores se aquecidos em forno convencional à gás ou elétrico.

Lembre-se: o tempo de aquecimento varia de acordo com o peso do produto e a temperatura do forno.

Mais informações:

Pratos congelados sempre podem ser aquecidos diretamente após serem tirados do freezer, congelador ou geladeira. Quando os produtos ainda estiverem congelados e você quiser aquecê-los no forno convencional à gás ou elétrico, eles devem ser protegidos com papel alumínio, que poderá ser retirado na fase final do aquecimento, melhorando assim a textura do produto.

Importante: os produtos: Mini quiches, Quiches Festa, Tortas de 1 kg., Empanadas, Empadões, Salgadinhos e Panquecas Sem Molho NÃO possuem embalagens próprias para aquecimento em nenhum tipo de forno. Use recipientes adequados para aquecê-los.

Os produtos como Tortas de 400g., Kibes Assados, Nhoque de Mandioquinha – sem glúten, Nhoque de Batata Doce com Tofu – sem glúten (ambos Alere) possuem embalagens que vão somente ao forno convencional ou elétrico.

Também possuem aquecimento diferenciado os pratos: Arroz de Cordeiro, Arroz de Pato, Arroz Pilaf de Frango, Cupim na Panela, Picadinho ao Molho de Mostarda, Picadinho na Ponta da Faca e Sobrecoxa ao Molho de Laranja e Bacon. É preciso abrir a embalagem, retirar o produto e furar com um garfo o saco à vácuo. Após o aquecimento, abrir a embalagem e transferir para um recipiente onde será servido. Nunca utilizar o tempo de aquecimento todo de uma vez. Melhor fracionar para não danificar o produto. Quanto as massas Sorrentino de Ossobuco, Varenikes e Tortelli de Mussarela de Búfala ao Molho Sugo, deve-se abrir a embalagem e sobrepor a tampa no pote para o aquecimento. Fracionar também o tempo de aquecimento para não ressecar o produto e logo após, transferir para um recipiente onde será servido.

O Filé Mignon a Wellington deverá ser aquecido somente em forno convencional ou elétrico. Jamais no micro-ondas! Este produto vem com um termômetro que levanta o pino quando o filé estiver “ao ponto”. Recomenda-se untar a assadeira com óleo. Se o produto estiver congelado, utilizar forno médio até o termômetro subir. Se o termômetro subir e a massa não estiver dourada, aumente mais a temperatura do forno.

Quanto ao Medalhão de Filé Mignon Recheado será preciso retirar o produto da embalagem, colocá-lo em uma assadeira e levar ao forno pré-aquecido até o pino do termômetro subir.

Para o aquecimento das Costelinhas Suínas ao Molho Barbicue, deve-se retirar o produto somente da embalagem plástica e mantê-lo embrulhado no papel celofane. Levar ao forno convencional ou elétrico ou micro-ondas, conforme tempo estipulado na embalagem.

OBS: O celofane envolto no produto é próprio para forno convencional ou elétrico ou micro-ondas.

Cuidados Extras:

Ao usar travessas de vidro verifique se esta não está muito gelada, nem molhada pois pode ocorrer choque térmico devido à alta temperatura do forno. O mesmo cuidado você deve ter ao retirar a travessa muito quente do forno, pois não deverá ser colocada diretamente em superfícies molhadas ou geladas, pois pode ocorrer choque térmico e quebrar o vidro.

Hoje você já pode adquirir no mercado travessas de vidro resistentes à choques térmicos. 

Para sua maior segurança, lembre-se também de usar luvas apropriadas para manuseio de recipientes quentes.

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Como podemos ajudar?