Congelados artesanais para transformar sua rotina!
Loja Moema:
Av. Pavão, 441 • (11) 99133-9104



Comida saudável e prática para viagem: o que levar?

01/01/2019
Confira o que você precisa saber para ter uma boa alimentação durante sua viagem sem deixar o descanso de lado!

Vai ficar ou vai viajar nestas férias?

Após um ano de muita correria com o trabalho, família e estudos, o que mais desejamos são FÉRIAS!

​Nesse período é comum fugir da rotina normal. Com mudanças nos horários, são necessários alguns cuidados com o lazer, descanso e, principalmente, muita atenção na alimentação.

A palavra férias é quase sinônimo de “não se preocupar com o que vai comer, que horas comer e quanto comer”, não é mesmo? Mas estar de férias não precisa significar sempre “jogar tudo para o alto” e voltar com mais peso, inclusive na consciência. Precisamos manter sempre o equilíbrio para tudo, afinal, onde ficou toda aquela preocupação do ano inteiro com o estilo de vida saudável?

Se você busca dicas completas para sua alimentação nesta época do ano vai encontrar o que procura aqui!

Para quem viaja:

– Antes de embarcar em suas merecidas férias, faça um planejamento de refeições para os dias. Considere levar comida na medida, para evitar desperdício e sobras de alimentos que estragam rápido. Lembre-se de que poderá querer consumir no próprio local em restaurantes, lanchonetes e etc. Considere também que, nas férias, as refeições podem se tornar mais flexíveis, se estendendo pela tarde ou pedindo lanches rápidos e petiscos. Para isso, aposte em novos formatos de refeições.

​- Cuide da sua hidratação durante o trajeto da viagem e no local de destino. Água, sucos e frutas suculentas são ótimas para ajudar a se manter hidratado, mas atenção: evite bebidas com alta concentração de açúcar que, em alguns casos, podem fermentar no estômago causando desconforto gástrico para quem permanecerá muito tempo sentado durante a viagem.

​- Lembre-se de ter à mão alimentos ricos em fibras, como frutas, barrinhas de cereais e biscoitos integrais, já que nas férias mudamos nossa rotina alimentar e com isso seu intestino pode ficar mais preguiçoso.

– Quem viaja quer praticidade, quer também descansar, afinal é férias: férias da escola, do trabalho, dos afazeres rotineiros…. Para isso, tudo tem que ser mais prático. Pense no que é necessário ter por perto para não precisar se deslocar sempre ao mercado ou à padaria e evite levar alimentos que estragam muito rápido, como saladas: estes é melhor comprar no local.

​- Legumes em conserva de azeite ou outros, como palmitos, alcachofra, picles, abobrinha e berinjela e etc., ajudam a trazer vegetais para o prato e duram bastante, esteja atento apenas àqueles que necessitam de refrigeração. Secos, frutas secas, enlatados e castanhas podem ajudar a complementar sua provisão de alimentos que não precisam de refrigeração!

– No carro tome cuidado com as altas temperaturas e o sol batendo sobre os alimentos, recipientes, caixas, bolsas e sacolas. O melhor é deixa-las longe do sol e providenciar sempre bolsas térmicas ou geladeiras de isopor adequadas (somente para alimentos congelados ou refrigerados, caso contrário você corre o risco de superaquecê-los); que podem ser preenchidas com gelo, gelo seco ou bolsa termogel. (Lembre-se: cada bolsa térmica tem um tempo máximo de conservação dos alimentos, por exemplo a bolsa da Chef Congelados suporta no máximo 4 horas). Neste caso informe-se bem sobre a capacidade de manter a temperatura em cada tipo de armazenamento. Atenção: cuidado ao manusear gelo e gelo seco, manuseá-los sem cuidado ou proteção pode causar lesões na pele. Ao comprar o gelo seco procurar maiores orientações com o fabricante.

– Evite deixar alimentos alternadamente entre o calor e o frio, isso pode ajudar a deteriorá-los mais rápido.

– Faça “potes de gelo” congelando água dentro de potes plásticos, tomando o cuidado de não os encher totalmente, para levar em sua bolsa térmica ou geladeira térmica.

– No caso de congelados e refrigerados, lembre-se de deixar todos os alimentos juntos na mesma sacola, bolsa térmica ou geladeira, mas de forma a não deixar muito espaço sobrando: quanto mais próximos os produtos estiverem uns dos outros e com menos espaço livre, o frio poderá ser conservado por mais tempo.

– Atenção: carros e porta-malas de ônibus podem esquentar produtos, que mesmo sem necessidade de refrigeração, podem se estragar, como é o caso de frutas e verduras.

– Em caso de viagem de avião, verifique as regras de cada companhia aérea sobre o que pode ser levado a bordo ou na bagagem, o que é proibido e o que pode ser necessário levar, como papinhas de bebês ou produtos para restrição alimentar ou dietas.

– Em qualquer viagem, cuidado sempre com garrafas de vidro, potes de vidro e latas.

– Aposte em sucos, snacks saudáveis e muito pique para se movimentar e balancear o consumo de guloseimas que ocorre nesta época. Muitos destes alimentos não precisam de refrigeração e podem ser consumidos durante à viagem, passeios e caminhadas: é sempre bom levar algo na bolsa para enfrentar aquela fome que bateu na praia, no passeio ou junto com as crianças.

– Quem disse que nas férias não podemos comer salgadinhos? Sabemos que com moderação e equilíbrio, alinhado a atividades físicas, podemos comer de tudo. Nas férias podemos praticar esportes divertidos, como futebol com os amigos, surf, vôlei na praia, passeio de bicicleta entre outras atividades. E não esqueça que existem vários tipos de salgadinhos, os assados, fritos, integrais, saudáveis, ricos em proteínas. Lembre-se: aqueça salgados, salgadinhos, tortas e quiches somente no forno comum ou forno elétrico, fica muito mais gostoso!

– Conte com pratos congelados e comida congelada saudável para tornar toda sua rotina muito mais fácil! Sem horário definido para suas atividades, nada melhor como uma opção prática: basta chegar e aquecer a qualquer hora e em um instante!

CONFIRA AQUI PRATOS CONGELADOS PARA LEVAR EM SUA VIAGEM!

Katty P. Ayres, Nutricionista – CRN: 39257

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Como podemos ajudar?