Segunda, 23 Fevereiro 2015 15:33

Carnaval e alimentação saudável não costumam estar na mesma frase. Diversão, folia, festa, cerveja, churrasco, drinks. Quatro dias de uma intensa sobrecarga ao organismo. Mas no meio de tanta diversão, a alimentação saudável corre o risco de ficar de lado. Por isso, nada melhor do que entrar em uma rotina alimentar equilibrada para auxiliar no bom funcionamento do corpo e da mente novamente.

Durante a folia ou acabamos perdendo muito líquido, o que pode gerar desidratação e ainda acabamos pulando as refeições, o que causa uma confusão em nosso metabolismo.

Aqui vão algumas dicas para recuperar a boa funcionalidade do seu organismo depois dos dias de festa:
- Retome sua rotina alimentar. É muito importante educar seu corpo com horários, quantidades e qualidade da alimentação.
- Consuma frutas, legumes e verduras, alimentos integrais e carnes com pouca gordura. Aqui você encontra muitos nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo.
- Não pule refeições! Lembrar-se sempre de realizar refeições de 3 em 3 horas, para retomar a estabilidade de seu metabolismo.
- Não se esquecer de ingerir bastante líquidos para recompor a hidratação do corpo, como água, água de coco, chás e sucos naturais. A hidratação auxilia na desintoxicação de seu organismo.
- Reduza o consumo de alimentos ricos em açúcar, sódio e gordura, a digestão destes alimentos exige muito do organismo e pode gerar acúmulos no corpo.
- O consumo de fibras auxilia no trânsito intestinal, além de dar sensação de saciedade e controlar o colesterol. As principais fontes de fibras são: aveia, linhaça, chia, leguminosas (feijões, lentilha, soja), frutas e verduras in natura.
- Opte por consumir gorduras de boa qualidade como o azeite extravirgem e as oleaginosas (nozes, avelãs e castanhas), estes tipos de gorduras auxiliam no aumento do bom colesterol (HDL). Evite o consumo exagerado de óleo de cozinha e frituras.
- Inclua a prática regular de atividades físicas orientadas por um profissional no seu cotidiano.
- Procure manter uma rotina alimentar saudável. Quando sair dela, nada de chutar o balde. Retome-a já na próxima refeição!

Nutricionistas
Flávia Janela CRN 40610
Silvia Striuli CRN 38136

Sexta, 09 Janeiro 2015 11:20

Agora que as festas de final de ano acabaram, que tal retomar aos hábitos alimentares mais saudáveis auxiliando seu organismo a eliminar os excessos e resgatar a funcionalidade das células?

É muito comum acordar com dor de cabeça, sensação de inchaço, má digestão e indisposição. Estes sintomas podem estar associados não somente ao consumo abusivo de bebidas alcoólicas, mas também, como resposta de um excesso de impurezas no organismo provenientes de uma má alimentação.

Comece o ano diminuindo o consumo de alimentos ricos em sódio, açúcar, gordura e conservantes, muitas vezes incapazes de serem eliminados totalmente do organismo. Uma vez acumulados nas células, eles podem, a longo prazo, e dependendo da predisposição individual, estimular o crescimento de células cancerígenas.

Então prepare-se para dar continuidade a hábitos de vida que propiciem uma boa nutrição e saúde. Aqui você pode encontrar dicas para iniciar o ano com o “garfo direito”: